
O Ministério da Saúde informou nesta terça-feira que existem 28 casos suspeitos de gripe A (H1N1) --anteriormente conhecida como gripe suína-- no Brasil --até ontem eram 25. Eles foram registrados nos Estados de São Paulo (12), Minas Gerais (3), Rio de Janeiro (2), Santa Catarina (2), Tocantins (2), Goiás (1), Mato Grosso do Sul (1), Paraíba (1), Pernambuco (1), Rondônia (1) e no Distrito Federal (2).
No total, 28 pessoas ainda são monitoradas em 20 Estados do país, mas a suspeita de contaminação foi descartada em outros 73 pacientes
Em todo o mundo são 1.124 casos. Segundo balanço mais recente da OMS (Organização Mundial de Saúde), a doença atingiu 590 pessoas somente no méxico e outras 534 em outros 20 países.
Kits
A Opas (Organização Pan-Americana da Saúde), órgão vinculado à OMS (Organização Mundial de Saúde), afirmou nesta terça-feira que os kits para diagnóstico da gripe A (H1N1) saíram na noite de segunda-feira (4) dos Estados Unidos rumo ao Brasil.
Os kits saíram do CDC (Centers for Disease Control and Prevention), órgão do departamento de saúde do governo americano, espécie de centros para controle e prevenção das doenças localizado em Atlanta, Geórgia. O material será distribuído para três laboratórios brasileiros: Adolfo Lutz (São Paulo), Fiocruz (Rio de Janeiro) e Evandro Chagas (Belém). Eles foram escolhidos por serem referência para a OMS no país.
A gripe A (H1N1) é uma doença respiratória causada pelo vírus influenza A, chamado de H1N1. Ele é transmitido de pessoa para pessoa e tem sintomas semelhantes aos da gripe comum, com febre superior a 38ºC, tosse, dor de cabeça intensa, dores musculares e articulações, irritação dos olhos e fluxo nasal.
Para diagnosticar a infecção, uma amostra respiratória precisa ser coletada nos quatro ou cinco primeiros dias da doença, quando a pessoa infectada espalha vírus, e examinadas em laboratório. Os antigripais Tamiflu e Relenza, já utilizados contra a gripe aviária, são eficazes contra o vírus H1N1, segundo testes laboratoriais, e parecem ter dado resultado prático, de acordo com o CDC (Centros de Controle de Doenças dos Estados Unidos).
Infortunio
a Midia adora uma desgraça e esta louca para diagnosticar algum caso no brasil a toda hora os jornais informam '' mais um caso de suspeita de gripe suina no brasil o paciente esta isolado no palacio do itamaraty'' e logo em seguida informam '' nao foi confirmada a gripe era apenas gases ... corinthians vence o santos e...'' caramba quando essa gente vai aprender a dar noticias decentes e parar de sensacionalismo barato mais que infortunios....
Nenhum comentário:
Postar um comentário